A primeira semana de um pinto: a mais importante!

14 julho 2024
-
5 minutes

Actualmente, as galinhas podem ser comparadas a atletas. Enquanto o frango de carne é mais um velocista, as galinhas poedeiras modernas são os corredores de maratona.

O principal objectivo de um frango de corte é produzir a maior quantidade possível de carne no mais curto espaço de tempo, enquanto a poedeira tem de produzir um ovo quase todos os dias desde a idade adulta até às 100 semanas de idade. A base para este desempenho de topo em ambas as espécies é lançada nas primeiras semanas de vida. Após a postura, a galinha está agora ao cuidado do avicultor, que faz tudo o que pode para garantir um bom começo!

Desenvolvimento muscular

Nos frangos de corte, o desenvolvimento muscular só é conseguido através do aumento das células musculares. Algumas pessoas pensam que o crescimento muscular é uma questão de mais células, mas isso é errado. De facto, o crescimento muscular é um crescimento celular. O número de células musculares de um músculo forma-se durante a incubação e nos primeiros dias de vida. Isto implica que, após a primeira semana, a quantidade é fixa, pelo que o crescimento muscular é, então, o aumento das células. Este facto sublinha a importância da primeira semana de vida!

Eurotier 2018_First week effect_Pluimvee_Leg_Ouderdieren_Graph_1.jpg

Influenciado pelo pré-iniciador

Para garantir o melhor desenvolvimento muscular, a Koudijs desenvolveu pré-iniciadores especiais para frangos de carne, poedeiras e perus. Estas espécies têm necessidades nutricionais diferentes e, por conseguinte, requerem o seu próprio pré-iniciador! A Koudijs fez investigação neste domínio e desenvolveu normas nutricionais para este período de vida. Obviamente, a qualidade dos alimentos não depende apenas da quantidade de energia, proteínas, rácio de aminoácidos, etc., mas também da qualidade e do manuseamento das matérias-primas.

Produção

Além disso, para além da composição, o tamanho da moagem, a qualidade da mistura, a dureza e a forma do granulado são vitais. Verificámos a importância de um bom mini-granulado, tanto nos nossos ensaios como no terreno.

Resultado

Sabia que um bom mini granulado pode aumentar o consumo de ração em mais de 10% na primeira semana? Dado o facto de a taxa de conversão alimentar nessa primeira semana ser inferior a 1, um consumo de ração adicional de 10% produz um crescimento adicional de 10% na primeira semana: de 180 gramas para 200 gramas. Nas nossas próprias experiências, vimos que este crescimento juvenil extra leva a 5 - 10 gramas de peso corporal extra por grama de peso de 7 dias. Isto deve-se a um melhor desenvolvimento dos músculos, da carcaça e dos órgãos. Estes são resultados importantes para uma exploração de frangos de corte que geram melhores resultados financeiros.

Eurotier 2018_First week effect_Pluimvee_Leg_Ouderdieren_Graph_2.jpg

Fonte: VK-152, internal research Koudijs Animal nutrition: mash vs. mini pellet in the first week of life.

.

Alojamento

Para além de uma alimentação óptima, o alojamento e a gestão são factores-chave. O principal objetivo é otimizar a ingestão de alimentos. Nos frangos de corte, a taxa de conversão alimentar na primeira semana é inferior a 1, o que torna este consumo de ração muito eficaz. Um maior consumo de ração equivale também a um maior crescimento, mas mais importante ainda: um melhor desenvolvimento dos órgãos, do esqueleto e dos músculos. Os pintos de um dia são poiquilotérmicos, o que significa que têm “sangue frio” nos primeiros dias e não conseguem manter a sua temperatura corporal. A temperatura do chão é, por conseguinte, crucial, uma vez que determina a temperatura das aves. A temperatura ideal do chão situa-se entre 28 e 30˚C. Isto não pode ser corrigido aumentando a temperatura ambiente.

Uma temperatura corporal demasiado baixa tem um efeito devastador para as aves:

  1. Menor consumo de ração. Isto significa um menor crescimento e um desenvolvimento deficiente.

  2. Risco de peritonite do saco vitelino, causada por Escherichia Coli. Devido à temperatura mais baixa, o conteúdo da gema é menos fluido e o fluxo sanguíneo também é menor. Todos estes factores aumentam a vulnerabilidade dos pintos às doenças.

     

  3. Risco de síndrome de má absorção. A má absorção é uma doença multifatorial com uma componente viral e uma componente térmica muito clara! A má absorção é caracterizada por frangos subdesenvolvidos e claudicação causada por perturbações no desenvolvimento do esqueleto. É óbvio que estas aves nunca se tornarão bons frangos de corte.

    Para além da temperatura do chão, são importantes outros factores de gestão, como a disponibilidade de água e de alimentos e os níveis de CO2. A Koudijs tem a sua própria lista de verificação: os KCCP (Koudijs Critical Control Points) para avaliar o procedimento de colocação de um novo lote de frangos de carne. René Heijnen, DVM.

    .

Eurotier 2018_First week effect_Pluimvee_Leg_Ouderdieren_Graph_3.jpg

Figura 2 Temperatura do pavimento demasiado baixa: arrefecimento de pintos bebés