Philippe mbundu - gestor de exportações para áfrica na Koudijs

07 julho 2024
-
4 minutes

para áfrica na koudijs A Koudijs Animal Nutrition exporta especialidades alimentares, concentrados e pré-misturas para mais de 75 países em todo o mundo. Os funcionários da Koudijs são aventureiros e gostam de descobrir novos mercados. Nenhum desafio é demasiado grande. “Estamos activos em muitas regiões e fazemos negócios com pessoas de todos os tipos de culturas”, afirma Philippe. “Ser capaz de causar um impacto real nos mercados emergentes é o que me motiva.”

Uma negócio familiar é pessoal

Philippe entrou para a Koudijs em 1 de outubro de 2020 e, apesar da pandemia, os seus novos colegas fizeram-no sentir-se bem-vindo. “Experimentei a diferença entre uma organização empresarial e uma empresa familiar”, explica. “As pessoas estão em primeiro lugar na Koudijs, que oferece todas as vantagens de uma grande empresa multinacional, sem deixar de ser pessoal. O que me convenceu, entre outros, a juntar-me à Koudijs foi o facto de Harry Schimmel, o meu director na altura, se ter deslocado à minha cidade natal para uma reunião à hora de almoço para nos conhecermos. Tornou-se claro que, na Koudijs, não somos apenas um número”.

Motivado para ajudar os agricultores

Philippe está motivado para alimentar a crescente população mundial do futuro. “É uma oportunidade de fazer parte de uma empresa familiar orgulhosa, com uma visão para o futuro e que investe em mercados emergentes. ” Como parte do seu trabalho, Philippe viaja para vários países e estabelece parcerias com agricultores e fábricas de rações para os apoiar na optimização da sua estratégia de alimentação e gestão agrícola. “Os agricultores estão muito ansiosos por aprender e melhorar o seu negócio”, continua. “É gratificante ajudá-los a melhorar o seu regime alimentar e o seu desempenho e vê-los progredir ao longo do caminho. ”

África é o futuro – construindo novos mercados

Como Gestor de Exportação, Philippe é responsável por sete mercados na África Central. “Gosto de construir novos mercados a partir do zero”, diz ele. “Partilho a paixão por este magnífico continente e sempre me senti fascinado pela sua cultura, povo e oportunidades. “África é um continente em desenvolvimento com uma população jovem e em crescimento que terá de se alimentar a si própria. Enquanto empresa, podemos desempenhar um papel fundamental nesse sentido. ” Mas trabalhar em África também pode ser um grande desafio. Por isso, temos de ser flexíveis e empreendedores e encontrar novas formas de fazer negócio. Adaptar as nossas soluções de alimentação distintas às condições locais e ter uma abordagem centrada no cliente é crucial para o nosso sucesso. ”

Pioneirismo e impacto

A função de Philippe consiste em gerir todos os aspectos da actividade. “Gosto de trabalhar com uma equipa composta por pessoas de diferentes departamentos”, afirma. “Também gosto de me relacionar com pessoas de diferentes origens e estabelecer relações. A parte pioneira e de desenvolvimento de negócios do trabalho é o que Philippe mais gosta. “Na Koudijs, temos uma visão a longo prazo e trabalhamos com parceiros e recursos locais para ajudar o sector agrícola a desenvolver-se ainda mais. Queremos realmente causar impacto”, explica. “Desde 2019, abrimos duas fábricas no Gana e na Costa do Marfim, contribuindo para o desenvolvimento destes países e da região em geral. ”

Oportunidades de crescimento e desenvolvimento

O que ele diria a quem está a pensar em candidatar-se a um emprego na Koudijs? “Se querem ter um impacto, juntem-se à nossa empresa. Na Koudijs, podemos ser verdadeiramente nós próprios e existem muitas oportunidades para aprender, desenvolver e crescer. As pessoas da Koudijs estão altamente motivadas e dispostas a fazer um esforço suplementar para se ajudarem mutuamente. Porque quando a equipa faz bem, o indivíduo também faz bem. ”