A suplementação adequada do leite de porca é importante
Devido à melhoria da genética da porca, o número de leitões por ninhada tem vindo a aumentar há anos. Para os suinicultores, é um grande desafio criar todos os leitões sem complicações. Um maior número de leitões por ninhada significa frequentemente um declínio nos pesos de nascimento. Isto torna a suplementação alimentar ainda mais importante.

Baixo peso ao nascimento
Para cada leitão que nasce em ninhadas com mais de 14 leitões, o peso do nascimento diminui aproximadamente 35 gramas por leitão. Como resultado, o peso do nascimento numa ninhada de 17 leitões pode chegar a 100 gramas por leitão a menos. É importante que estes leitões mais leves consumam colostro suficiente. Em grandes ninhadas, é bom ter os leitões a beber por turnos. Isto garante que cada leitão receba colostro suficiente, porque como é sabido, a ingestão adequada de colostro é vital para o desenvolvimento contínuo do leitão.
Suplementação
É recomendável que os leitões sejam criados pela própria mãe, mas no caso de grandes ninhadas, a produção de leite da porca é frequentemente um factor limitante. É por isso que é aconselhável suplementar a alimentação do leitão com o Nursemilk da Koudijs a partir do segundo dia. Quanto mais rápido um leitão entrar em contacto com produtos nutricionais para além do leite da porca, melhor o sistema intestinal se ajusta à digestão destes alimentos de alta qualidade. A gama de alimentos para leitões da Koudijs é excelente para suplementar o leite da porca.
Adaptar-se à ração
Quanto mais cedo for fornecida a alimentação adicional aos leitões jovens, mais leitões começarão a ingeri-la antes do desmame. É por isso que é importante começar cedo com a ração da Koudijs para leitões. Fornecer Nursemilk, um substituto de leite, numa fase inicial garante que os leitões aprendam a comer em tenra idade. O Nursemilk deve ser seguido por um alimento sólido rico em matérias primas de origem vegetal, para ajudar os intestinos dos leitões no seu desenvolvimento. Isto significa que mais leitões na ninhada começarão a comer ração e a ingestão média será maior. Além disso, serão desmamados com um peso consideravelmente elevado e o seu arranque será mais fácil e com melhor saúde após o desmame. Isto já foi por nós demonstrado em vários ensaios.
Os leitões que consumiam leite/ração suficiente na maternidade apresentam menos problemas após o desmame. Isto porque estes leitões irão ter uma ingestão gradual após o desmame. Consequentemente, não exibem o conhecido stress do desmame. A suplementação precoce e suficiente na maternidade compensa.